IDT.jpg

ATUAIS

O desempenho das Regiões Econômicas do Tocantins em tempos de crise (2010/2015): uma análise espacial 

 

O artigo científico publicado pela periódico Desenvolvimento Regional em Debate, vinculado a Universidade do Contestado,  demonstrou como as regiões tocantinenses reagiram às crises econômicas em período recente. 

Para além da participação institucionalizada: atuação da sociedade na política de ciência e tecnologia do Tocantins

 

O artigo científico publicado pela Revista Tecnologia e Sociedade, vinculado a Universidade Tecnológica Federal do Paraná,  apresentou o processo de participação direta dos atores locais que se organizaram em rede para controlar as ações do Estado no âmbito da Política de Ciência e Tecnologia no Tocantins.

Uma análise espacial da estrutura produtiva no interior do Brasil: os clusters do agronegócio

 

O artigo científico publicado pela Revista Econômica do Nordeste, vinculado ao Banco do Nordeste Brasileiro, hierarquizou as Regiões Produtivas do Agronegócio presentes no País. 

A logistíca urbana no Brasil: a inserção do transporte urbano de mercadorias nas políticas públicas

 

O e-book, publicado pela PoD Editora do Rio de Janeiro, teve participação da professora Lílian dos Santos Fontes  Pereira Bracarense e da professora Yaeko Yamashita. 

Maranhão: comparação da competitividade dos ciclos da cotonicultura (1755-1970) e da sojicultura (desde 1980)

 

O artigo científico publicado pela Revista de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Porto-POR,  compara os sistemas agroindustriais do algodão e da soja no estado do Maranhão. 

ANTERIORES

Incentivos fiscais e as variações locacionais dos ramos agroalimentares dos municípios do Tocantins

 

O artigo científico publicado pela Revista Economia & Região da Universidade Estadual de Londrina - UEL,  analisa o surgimento de indústrias agroalimentares durante o período de vigência das políticas estaduais de incentivos fiscais. 

Governança universitária e custos de transação nas universidades da Amazônia Legal brasileira

 

O artigo científico publicado pela Revista Educação & Sociedade da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP,  analisa a governança universitária à luz da Teoria dos Custos de Transação (ECT). 

Planejamento espacial e o projeto de irrigação Manuel Alves na microrregião de Dianópolis (TO)

 

O artigo científico publicado pela Revista Brasileira de Assuntos Urbanos e Regionais, vinculada à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO),  analisa a capacidade do projeto de irrigação rio Manuel Alves em alterar a configuração espacial da microrregião de Dianópolis (TO). 

A política de concessão de benefícios fiscais no estado do Tocantins: o que pensam os atores institucionais?

 

O artigo científico publicado pela Revista Redes, vinculada à Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mostra a importância das políticas de incentivos fisicais na atração de empresas para o estado do Tocantins.   

A reestruturação das cidades do Cerrado Centro Norte no contexto do Agronegócio 

 

O artigo científico publicado pela Revista Desafios, vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT), analisa como as cidades pertencentes ao Cerrado Centro Norte adaptaram-se diante ao avanço do agronegócio.  

Avaliação econômica de tecnologias de agricultura de baixo carbono em regiões de Cerrado 

 

O artigo científico publicado pela Revista Informe Gepec, vinculada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mostra que o plantio integrado lavoura-pecuária-floresta introduzido no bioma Cerrado trazerá, em médio prazo, maiores retornos financeiros do que as culturas especializadas. 

Cenários econômicos prospectivos para Palmas - TO no período de 2008 a 2020 

 

O artigo científico publicado pela Revista de Economia da UEG, pertencente à Universidade Estadual de Goiás (UEG), projeta cenários econômicos, populacionais e institucionais em Palmas - TO no horizonte de 2020. 

Comparação entre modelos integrados de usos do solo e transportes aplicando ferramentas de análise de conteúdo 

 

O artigo científico publicado pela Revista Desafios da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza uma comparação entre os principais métodos de planejamento urbano e de transportes. 

Do Sudeste da Amazônia Legal ao Centro Norte: as transformações econômicas espaciais 

 

O artigo científico publicado pela Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), pertencente à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), trata sobre o processo de formação do Centro Norte Brasileiro. 

Embates acerca da ideia de justiça social em relação a conflitos sociais e desigualdades 

 

O artigo científico publicado pela revista Administração Pública, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA) avalia quais são os principais elementos que contribuem para o sucesso das políticas públicas em sociedades como a brasileira. 

Feasibility study for waterway infraestructure: international overview and a methodological recommendations (Estudo de viabilidade do modal aquaviário: visão internacional e sugestões metodológicas) 

 

O artigo científico apresentado na XII Conferência da Engenharia de Transporte em Valência-ESP, e publicado pela editora Elsevier, compara a infraestrutura do modal aquaviário na Europa, Estados Unidos e Brasil.  

Modelo de dissertação para estimativa de fluxos de carga a partir de dados secundários: uma aplicação em Belo Horizonte

 

O artigo científico publicado na Journal of Transport Literature da Brazilian Transportation Planning Society, estima o fluxo de carga na cidade de Belo Horizonte - MG, análise importante para a implantação de políticas públicas relacionadas à Logística Urbana.  

O desenvolvimento regional do Centro Norte brasileiro: uma abordagem a partir da teoria de Douglass North 

 

O artigo científico publicado pela Revista Política e Planejamento Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisa 

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu na região do Bico do Papagaio: reflexões sobre justiça social

 

O artigo científico publicado pela Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, pertencente à Unversidade de Blumenau (FURB), aborda sobre a atuação das mulheres dentro do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB)  

Palmas-TO: lugar central ou enclave no Centro Norte do país?

 

O artigo científico publicado pela revista Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA) analisa a função urbana de Palmas-TO no Centro Norte. 

 

Palmas (TO): uma análise acerca do papel do planejamento urbano na produção do espaço na mais nova capital do Brasil 

 

O artigo científico publicado pela revista Cadernos Gestão Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA) compreende de que maneira o planejamento e a gestão urbana em Palmas atuaram na produção do seu espaço urbano.